Notícias

  • 14/08/2013

    Chef Gastón Acurio, embaixador da marca Telefônica na América Latina, participa de encontro com Alex Atala

    Com o objetivo de aproximar gastronomicamente Brasil e Peru, os destacados chefs Gastón Acurio, embaixador da marca Telefônica, e Alex Atala, proprietário do restaurante D.O.M., que é considerado o sexto melhor mundialmente, participaram nesta quarta-feira, 14/08, um encontro sobre a influência da gastronomia no desenvolvimento de uma comunidade e de um país.


    O encontro, batizado de “Aproximação Brasil e Peru: por uma cultura gastronômica mais abrangente”, aconteceu no MAM- Museu de Arte Moderna de São Paulo. O evento faz parte da programação da aliança entre Gastón Acurio e a Telefônica, denominada “Juntos para Transformar”, que busca oportunidades de integração por meio da gastronomia e das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), assim como promover a imagem do Peru e sua revolução culinária diante do mundo.


    Os participantes abordaram temas como gastronomia, políticas públicas, turismo, economia e inovação. “O objetivo é incentivar a aproximação e o intercâmbio de conhecimento entre cozinheiros e produtores brasileiros e peruanos, assim como promover a cultura peruana em São Paulo. A oportunidade também foi propícia para apresentarmos o documentário ‘Perú Sabe’, que mostra como a cozinha peruana encontrou a receita para impulsionar o desenvolvimento social e econômico do país”, destaca Acurio.


    O documentário (veja o making-of) produzido pela Media Networks, empresa do Grupo Telefônica, e a produtora espanhola Tensacalma, já foi apresentado em diversos formatos em Lima, Nova York, Berlim, Paris, Barcelona, Madri, Washington, Cartagena e Santiago. “Para a Telefônica, é uma honra contribuir para estreitar as relações culturais entre o Peru e o Brasil, principalmente a partir de nossa aliança com Gastón Acurio, pois compartilhamos uma série de valores, como o compromisso, a criatividade, a inovação e a liderança. Além disso, ambos acreditamos que é possível transformar as oportunidades em realidade por meio da gastronomia e das novas tecnologias”, afirma Santiago Fernández Valbuena, presidente de Telefônica Latinoamérica.


    Telefônica e Gastón Acurio firmaram uma aliança estratégica para os próximos quatro anos, com o objetivo de promover oportunidades de integração por meio da gastronomia e das TIC. Entre outras ações, a aliança busca fortalecer produtores peruanos, melhorando sua eficiência e qualidade, através da capacitação por meio da tecnologia, além de aproximar esses profissionais com mercados locais e internacionais, sempre estimulando a inovação. O acordo pretende descobrir e promover novos empreendedores gastronômicos no Peru.

voltar