Notícias

  • 18/04/2017 - Fundação Telefônica Vivo

    Canal Futura e Fundação Telefônica Vivo estreiam série de documentários sobre experiências inovadoras em educação no Brasil

    No dia 20 de abril (quinta-feira), às 22h, o Canal Futura estreia “Janelas de Inovação”, uma série de documentários, produzida em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, que traz 40 episódios sobre iniciativas inovadoras na educação brasileira. Com apresentação da filósofa e escritora Viviane Mosé, os vídeos foram produzidos e dirigidos por jovens das cinco regiões brasileiras, que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários, ambos do Canal Futura.

    Entre as iniciativas apresentadas estão professores que dão aula pelo Youtube para que estudantes aprendam em seu próprio tempo; uma escola com aulas de meditação, que ajudam os alunos a desenvolverem habilidades de concentração e inteligência emocional; um colégio que representa a resistência do povo indígena Kanindé de Aratuba em perpetuar sua cultura e direitos dentro de seu território;  uma instituição situada em uma comunidade periférica que derrubou os muros externos e retirou as portas das salas de aula; entre outros exemplos.

    No primeiro episódio, o telespectador vai conhecer a Escola Janela, na região norte de Goiás.  A instituição foi criada por pais, professores e cidadãos, que se uniram e criaram a Associação Buritiana para oferecer uma metodologia pedagógica que visa o fortalecimento da identidade dos alunos, a valorização da singularidade e o estímulo à autonomia dos indivíduos, a integração da família com a comunidade escolar, a conscientização ambiental e o pertencimento à cultura local. A transformação social promovida pela Escola Janela vem do cooperativismo e da organização em torno do projeto comunitário, onde muitos trabalham de forma voluntária. A escola tem 31 alunos, seis professores e seis colaboradores que integram a coordenação. A direção é feita pela própria associação.

    Para o diretor do Canal Futura, João Alegria, a série prioriza projetos que possuem um olhar individualizado para situações específicas. “Janelas de Inovação traz ideias enriquecedoras e criativas que podem servir como inspiração para outras experiências educacionais. São iniciativas desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil, que têm distintas realidades e necessidades. Além disso, é interessante conhecer estas propostas através do olhar dos jovens que realizaram a produção de cada episódio. São conectados e estão em contato com todo o tipo de inovação, apresentando uma visão diferente da que estamos acostumados”, conta.

    A Fundação Telefônica Vivo atua na formação de uma nova geração preparada para os desafios do Século XXI, apontando novos caminhos para o desenvolvimento do país ao aplicar inovação à educação, empreendedorismo e cidadania nos projetos que trabalha. “A parceria com o canal Futura para o lançamento da série reforça o compromisso da Fundação Telefônica Vivo de promover o protagonismo de professores, alunos e da comunidade por meio da formação de educadores, criação de conteúdos e conexão entre famílias, comunidade e escola”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.

    Os episódios de “Janelas de Inovação” também poderão ser acessados via site da Fundação Telefônica Vivo (www.fundacaotelefonica.org,br/janelasdeinovação), onde será possível conhecer mais sobre os jovens realizadores dos documentários e seus olhares sobre as iniciativas.
      
    Janelas de Inovação
    Estreia: 20 de abril (quinta-feira), às 22h
    Exibição: quintas-feiras, às 22h
    Reprises: Domingo, às 7h45 e segunda-feira, às 10h30
    Duração: 15 min
    Classificação: LIVRE
voltar
 

© 2012-2013 Telefônica S.A. Todos os direitos reservados.