Notícias

  • 20/09/2018

    Vivo firma compromisso pela inclusão de pessoas com deficiência

    Neste Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a Vivo anuncia sua adesão ao Pacto pela Inclusão, movimento liderado pela Rede Empresarial de Inclusão Social, referência na promoção e empregabilidade de colaboradores PCDs. A iniciativa reforça o compromisso da empresa pela diversidade e por melhores práticas a favor da igualdade e do respeito às diferenças no ambiente corporativo. A Vivo conta hoje com 276 pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores e trabalha para avançar gradativamente na inclusão PCD.

    “Acreditamos no desenvolvimento de todos. Por isso, buscamos reconhecer nossos talentos, sem discriminação de classe, gênero, raça ou condição física. Também procuramos traduzir esta diversidade em melhores serviços e em produtos que atendam cada vez mais as necessidades específicas de nossos clientes” revela o VP de Experiência do Cliente Fabio Avellar, líder do comitê pela Diversidade no pilar PCDs.

    A Rede Empresarial de Inclusão Social estabelece o Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência e define compromissos importantes na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Os compromissos abrangem o comprometimento a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência; desenvolvimento de políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização; promoção de cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência; comunicação e educação para o respeito dos direitos e deveres das pessoas com deficiência; Inclusão da questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos, serviços e atendimento a clientes.

    Para avançar em suas práticas pela Diversidade, a Vivo revisitou suas políticas de recrutamento e evolui gradativamente na contratação de Pessoas com Deficiência. A empresa treina suas lideranças para identificar e combater  “Vieses Inconscientes”, com o objetivo de valorizar a diversidade nos momentos de contratação, promoção e reconhecimento. A Vivo também lançou o Guia de Diversidade & Inclusão para colaboradores com alguma deficiência e deu início ao Vacantes Inclusivas, projeto para contratações de PCD’s em diferentes atividades e trabalha na formação de pessoas com autismo para atuarem em tecnologia da informação.

    Política global

    A iniciativa da Vivo, marca da Telefônica no Brasil, adere à Política Global de Diversidade e Inclusão da empresa, que trabalha a sensibilização dos gestores, mudanças no processo de recrutamento e seleção, entre outras medidas. Em 2016, a empresa tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU do +Mulher 360. Em apenas dois anos, avançou de 15% para 21% o número de mulheres em cargos de liderança e trabalha para garantir avanços progressivos em todos os níveis hierárquicos, com o desafio de atingir 30% de executivas até 2020. Em 2018, lançou no Brasil seu Manifesto pela Diversidade, em que define seu compromisso com o tema. Em junho deste ano, tornou-se a primeira empresa do setor de telecomunicações a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e a aderir aos Padrões de Conduta para Empresas – enfrentando a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo, parte do movimento Livres & Iguais, da ONU.

voltar