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  • 11/10/2019

    Vivo inaugura em São Paulo sua primeira loja sustentável

    A Vivo inaugura nesta sexta-feira (11), no Shopping VillaLobos, na capital paulista, sua primeira loja nos padrões LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, e torna-se a primeira operadora no país a seguir os padrões internacionais da certificação em ponto de venda. Desenvolvida pela organização americana U.S. Green Building Council, o selo é hoje um dos principais reconhecimentos para empresas e projetos de construção civil do mundo. Totalmente concebido no conceito de inovação sustentável, o espaço de 167m² atende a mais de 80 pontos nas nove categorias da certificação ambiental internacional com o objetivo de atingir o selo Platinum.

    “A sustentabilidade faz parte da estratégia de lojas da Vivo, que busca transformar pontos de venda em pontos de experiência, oferecendo espaços cada vez mais relevantes para os consumidores e a sociedade", revela o diretor de Canais da Vivo, Fernando Rheingantz. A experiência sustentável vai desde a redução do consumo de energia, sua compra a partir de fontes renováveis e o uso de mobiliário com certificação ambiental, até a não utilização de papel e copos plásticos. “Até o final de outubro, nenhuma das lojas da Vivo utilizará mais copos plásticos”, completa Rheingantz.

    Do ponto de vista de energia, a previsão é que a redução do consumo ultrapasse 28% quando comparado com uma loja tradicional. Para isso, foram instalados sistema de automação para controle da iluminação, calibrado para garantir economia e segurança, e equipamentos de ar- condicionado com consumo reduzido de água gelada. A loja também conta com equipamento de recuperação de energia do ar-condicionado. Há sensores de presença e de desligamento automático da iluminação. A geração de energia também é 100% renovável por meio de sistema fotovoltaico e da contratação de energia verde no mercado livre incentivado.

    O ponto de venda também faz uso de um sistema de recuperação de energia que requer menos intensidade do equipamento de ar-condicionado e contribui para a redução do consumo de água. A renovação do ar é feita por meio de filtragem fina, possibilitando a retenção de partículas e poluentes. A taxa de renovação do ar é 30% maior que a exigida por normas internacionais, fornecendo maior capacidade de diluição dos poluentes.

    Todo o mobiliário da nova loja utiliza madeira certificada FSC, que atesta o manejo correto e adequado às normas ambientais. Tintas, selantes e colas usadas na loja possuem baixo ou nenhum índice de Componentes Voláteis Orgânicos (COV) em sua composição reduzindo o cheiro e impactos causados por estes compostos.

    “A busca pela certificação LEED, selo Platinum, faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa e tem como objetivo aumentar as ações sustentáveis no manual dos pontos de experiência replicando esta iniciativa, o que demonstra a busca da Vivo por um crescimento sustentável”, Joanes Ribas, executiva de Sustentabilidade da Vivo.

    Consumo consciente
    As iniciativas voltadas à sustentabilidade em lojas vão além dos critérios exigidos pela certificação. Por meio do programa Recicle com a Vivo, a operadora oferece para clientes e não clientes a coleta e destinação de celulares, carregadores e baterias sem uso, que são destinados à reciclagem de acordo com as normas ambientais. Somente em 2018, as urnas do Recicle com a Vivo receberam cinco toneladas de equipamentos, o equivalente e 76,6 mil itens. Como ação de incentivo ao descarte adequado de resíduos eletrônicos, clientes e não clientes que levarem itens para descarte nas urnas do Recicle com a Vivo no dia inauguração da loja VillaLobos, 11, receberão um canudo sustentável.

    Já quem planeja trocar seu smartphone em bom estado por modelos mais novos pode optar pelo programa Vivo Renova, que oferece descontos em smartphones mediante a entrega do aparelho usado. Os descontos variam de acordo com o modelo e conservação do equipamento. Em 2018, foram recolhidas neste programa 12,9 toneladas de aparelhos, o equivalente a 84,2 mil itens. Equipamentos em bom estado são recondicionados e comercializados por empresa parceira no mercado de usados. Dessa forma, a Vivo amplia o acesso dos clientes às novas tecnologias e dá ao equipamento usado uma destinação adequada.

    Alinhadas ao consumo consciente, as lojas da Vivo não utilizarão mais copos plásticos para colaboradores e clientes. Também aderem ao projeto Paper Less, ou empresa sem papel, que busca reduzir o volume de impressões de contratos e outros documentos. Para isso a empresa realiza a Venda Sustentável, com a substituição da impressão de contratos com clientes por versões digitais em tablets e smartphones. Em 2018 foram assinados 11 milhões de contratos digitais em lojas e unidades administrativas da Vivo, uma economia de 56 milhões de folhas de papel. Esta economia ganha dupla compensação ao ser revertida no plantio de mudas para a restauração de uma estratégia para conservação, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

    Na hora de trocar o smartphone também é possível optar pelo aparelho mais adequado às normas ambientais. Hoje, 73% dos aparelhos vendidos nas lojas Vivo já possuem o selo Ecorating, que avalia, com notas de 0 a 5, mais de 100 critérios socioambientais na produção e destinação dos smartphones. A avaliação, desenvolvida pela ONG Forum for The Future, do Reino Unido, permite aos clientes uma decisão de compra mais sustentável.
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