#VivoSustentável
O propósito - Digitalizar para Aproximar - define a nossa forma de trabalhar e vai muito além de resultados financeiros. Ele é sustentado por quatro pilares estratégicos, um deles é o Vivo Sustentável, no qual desenvolvemos ações, práticas e iniciativas que promovem o bem-estar da sociedade.
Ser sustentável para a Vivo é estar conectado com as expectativas de uma sociedade em constante evolução. Que deseja ser digital, mas também cada vez mais próxima, presente e sustentável.
Por isso, buscamos construir uma estratégia pautada na força de nosso negócio para gerar cada vez mais impacto socioambiental positivo e atender as rápidas mudanças do mercado.
E claro, para garantir nosso compromisso em crescer de maneira sustentável, contamos, anualmente com o Plano de Negócios Responsável, distribuído por pilares de atuação e composto por indicadores e metas a serem alçados até 2050. Como por exemplo:
- Experiência do Cliente
- Ética e transparência
- Responsabilidade Corporativa
- Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas
- Sustentabilidade para a cadeia de valor
- Diversidade e talentos
Todos os pilares são avaliados anualmente pelo nosso Conselho de Administração e demonstram o compromisso da Vivo em construir um negócio cada vez mais responsável, e claro, contribuir continuadamente com o alcance dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).
Um exemplo do nosso comprometimento é a análise de impacto Vivo pelos ODS 2030 que lançamos em 2023, em que analisamos o impacto do negócio para cada um dos 17 objetivos, compartilhamos a nossa estratégia de impacto positivo e mostramos como acreditamos que podemos transformar a sociedade e o planeta por meio da digitalização.
Para a governança de Sustentabilidade temos como instrumento o Comitê de Qualidade e Sustentabilidade da Telefônica Brasil, órgão ligado diretamente ao conselho de administração com participação de conselheiros independentes. O objetivo é a inserção e integração dos temas relevantes de sustentabilidade nas ações, políticas e tomada de decisões da companhia.
Para garantir que o planejamento estratégico da empresa inclua a responsabilidade corporativa na gestão da organização, assim como no desenvolvimento de seus produtos e operações, também contamos com o Comitê de Negócio Responsável e Reputação.
Ele proporciona uma estrutura de governança de sustentabilidade, no qual semestralmente reúne o CEO, CFO, VP de Relações Institucionais, VP Assuntos Regulatórios, VP Jurídico e executivos convidados de diferentes diretorias.
Além disso, seguimos as diretrizes de nossos Princípios de Negócio Responsável, documento que define as responsabilidades individuais e compartilhadas de agirmos com integridade e transparência.
Nossa missão é agir com transparência e consolidar uma relação de confiança com todas as partes interessadas e com os diferentes perfis de público, e claro, tornar nossa empresa cada vez mais responsável.
Para orientar este tema dentro da organização, desenvolvemos um manual em português e inglês, que serve como guia e estabelece diretrizes sobre o nosso relacionamento com o público e empresa.
Aproveite e conheça nossos Relatórios de Sustentabilidade, você verá todo resultado deste trabalho ao longo dos anos.
Para saber como é feita a gestão de água na Telefônica Brasil, acesse a publicação disponível em português e em inglês.
Para entrar em contato com a equipe de Sustentabilidade da Telefônica Brasil, envie um e-mail para sustentabilidade.br@telefonica.com.